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4 qualidades de uma boa liderança

Foto/Imagem: Foto: Group Publishing

Mulher liderando no trabalho

Liderar uma equipe é algo desafiador e inspirador ao mesmo tempo. Embora cada pessoa tenha uma personalidade e um modo de ser e ver as coisas, existem algumas características que são comuns a boas lideranças. Confira 4 delas a seguir!

Assumir a responsabilidade

Uma boa liderança reconhece a sua responsabilidade e a assume perante sua equipe e outros grupos. Esse processo é ainda mais relevante quando os resultados e planos não saem como esperado.

Uma boa liderança reconhece quando metas não foram atingidas, identifica as razões disso e, junto à sua equipe, propõe soluções. Assumir a responsabilidade significa trabalhar para solucionar problemas e aprender com a equipe como evitar a repetição dos erros vividos. 

Comunicação compassiva e assertiva 

Um aspecto fundamental de qualquer trabalho é a comunicação. E assume uma importância ainda maior quando se refere às lideranças. Enquanto a falta de comunicação pode causar mal entendidos e mau desempenho, a comunicação excessiva pode deixar os funcionários acanhados e desconfortáveis em compartilharem impressões e sugestões.

Por isso, encontrar um meio termo é o desafio. Além disso a comunicação de uma boa liderança deve ser compassiva e assertiva, entendendo os pontos de vista trazidos pelos integrantes da equipe e assertiva para deixar bem definido o que deve ser feito e quem será responsável por cada etapa. Bons líderes recebem feedbacks da equipe regularmente e são ótimos ouvintes, além de ser capazes de adequar a mensagem que precisa ser passada ao público correspondente.

Habilidade em solucionar problemas

Lideranças são contratadas também para solucionar problemas. Especialmente quando ocorrem problemas e conflitos. As lideranças são as figuras acionadas pelos funcionários em situações delicadas e elas devem estar preparadas para analisar bem a situação e pensar em boas estratégias.

Isso não implica ter todas as respostas para todos os problemas. Porém, bons líderes devem saber reconhecer os recursos existentes nas equipes que podem ajudar a resolvê-los. 

Delegar o trabalho

Outra característica primordial de bons chefes é saber delegar trabalho. Isso exige reconhecer as habilidades de cada integrante de sua equipe e quais tarefas ele pode se sair melhor. Delegar trabalho implica dar espaço para a equipe se desenvolver – individual e coletivamente. Porém, isso não significa repassar todo o trabalho para os subordinado.

Algumas maneiras de delegar o trabalho de modo adequado são: pergunte aos membros da equipe em que desejam trabalhar em cada projeto, faça um esboço dele com a equipe, avalie honestamente a atuação dos integrantes da equipe e incentive as habilidades de gestão de tempo entre eles.

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