Existem diversos cargos de lideranças nas empresas, independente de qual seja o seu tamanho e área de atuação. E entre estes cargos, há aqueles com os maiores salários, chamados de cargos C-Level.
Toda a empresa, independentemente do seu tamanho, possui cargos de liderança. E dentro deste organograma existem aquelas posições mais altas, que são chamadas de C-Levels. Surgido nos anos 90, este termo surgiu para identificar cargos cujas tarefas são mais elaboradas e complexas. Confira mais detalhes sobre o tema a seguir!
O que faz um C-Level?
O C-Level são cargos dos executivos mais importantes de uma organização, responsáveis por tomar as principais decisões para garantir o sucesso dos negócios. Como lideranças sêniores, elas têm a capacidade de tomar decisões estratégicas que impactam toda a empresa e podem afetar o desempenho dela significativamente.
Além disso, os C-level devem garantir a competitividade da empresa em seu setor, desenvolver a melhor estrutura organizacional, ajudar a desenvolver ótimas equipes e fazer a empresa operar de acordo com regulamentações locais e internacionais. Por fim, os C-Levels ainda devem representar a empresa diante de investidores, fornecedores, clientes e funcionários. Por isso, eles devem articular uma visão clara para o futuro da empresa. Vale pontuar que, em diferentes países, um mesmo tipo de cargo C-Level desempenha funçpões semelhantes.
Tipos de cargos C-Level
Alguns dos cargos C-Level mais valorizados no mundo dos negócios hoje são: CEO (Chief Executive Officer, considerado o principal executivo de uma empresa e responsável pela direção geral dela), CFO (Chief Financial Officer, quem gerencia financeiramente a empresa, através da elaboração de orçamentos e relatórios financeiros, COO (Chief Operating Officer, que lidera a gestão diária das operações da empresa, incluindo equipes de recursos humanos e produção, logística).
Outros cargos C-Level importantes são: CTO (Chief Technology Officer, a principal liderança do setor de tecnologia e inovação da empresa, envolvido em atividades como pesquisa e desenvolvimento, estratégias de tecnologia), CMO (Chief Marketing Officer, que elabora a estratégia de marketing e promoção da marca) e CIO (Chief Information Officer, que lidera a tecnologia de informação da empresa através da gestão de sistemas de informação e redes de computadores). No que se refere à remuneração, no Brasil, os salários de C-Levels costumam variar entre R$ 30 mil e R$ 150 mil.