Liderar um negócio é uma missão e tanto. Esse processo envolve conhecer bem as equipes, definir bem as funções de cada cargo e a forma como o trabalho será desenvolvido e coordenado, entre outros exemplos.
No Brasil, cresceu na última década o número de mulheres líderes em grandes empresas de diferentes segmentos. Confira a seguir algumas delas e o que as torna diferenciadas no mundo dos negócios!
Tereza Santos (Sympla)
Ela foi convidada a atuar como diretora de operações na Sympla, empresa de eventos digitais. Sua função exige foco na liderança de operações internas, além de suporte na experiência do cliente. Ela passou a ser a CEO da companhia em 2021.
Desde então, ela se destaca por suas soluções inovadoras e serviços digitais que buscavam solucionar os desafios vividos na pandemia. Além de reconhecer as necessidades dos clientes, Tereza Santos também capta as tendências mais recentes do mercado. No Brasil, o setor de eventos ainda tem pouca representatividade feminina.
Amanda Graciano (FVB)
Ela é sócia e líder de inovação corporativa da Fisher Venture Builder, organização que desenvolve e acelera startups em estágio inicial. Como mulher negra e jovem, ela inova no mercado de tecnologias e fomenta a inovação no setor.
Através de novas tecnologias, geração de valor e mudança de mentalidades, Amanda Graciano apoia a transformação de organizações e ajuda a pensar novas soluções para o mercado.
Atualmente, ela é membro do Comitê de Gestão do Lide Futuro e do Conselho Consultivo da Wise Women Capital e do Aladas, além de ser colunista do MIT Review Technology.
Cleusa Maria da Silva (Sodiê)
Cleusa Maria da Silva é CEO da Sodiê Doces, a maior franquia de bolos do país. Sua trajetória profissional e pessoal impressiona: ela começou a empreender como boleira desde os anos 90.
Em 1997, criou a marca sodiê e posteriormente abriu franquias. Uma década depois, a empresa aprimorou as receitas e hoje possui mais de 340 lojas abertas no Brasil e duas unidades em Orlando, nos Estados Unidos.