Publicidade
Publicidade

IGP-M mostra queda em julho, de 0,72%

Foto/Imagem: Foto: Group Publishing

Queda no preços do mercado

Considerado a inflação do aluguel, indicador recua pelo quarto mês consecutivo

Calculado pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), considerado a inflação do aluguel, registrou queda de 0,72% em julho, o que mostra recuo pelo quarto mês seguido. A deflação acumulada no ano, que é a queda nos preços dos produtos, atinge 5,15%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28).

Já a retração em 12 meses registra 7,72%. O resultado representa comportamento de desinflação na economia brasileira. Em julho do ano passado, o IGP-M acumulado de 12 meses era positivo em 10%. Esse indicador é chamado de “inflação do aluguel”, porque costuma ser usado para reajustar os contratos de habitação anualmente. O índice também é usado como indexador de contratos de empresas de serviço, como telefonia, energia elétrica, educação e planos de saúde.

O que mais pressionou para queda do IGP-M em julho foi o resultado do IPA, que registrou 1,05% negativo. “O IPA continua registrando deflação em seus principais grupos, movimento que permanece influenciando o resultado do IGP. No entanto, a intensidade destes movimentos está arrefecendo, pois importantes matérias-primas brutas começaram a registrar variações positivas ou menos negativas, como o minério de ferro, de menos 2,21% para 2,96%; os suínos, de menos 7,03% para 3,46%; e o milho, de menos 14,85% para menos 4,95%”, disse ao portal da FGV André Braz, coordenador dos índices de preços.

O IPC e o INCC variaram em julho, 0,11%. O primeiro, 0,11%. Quatro das oito classes de despesa analisadas registraram aumento. A contribuição mais significativa foi do grupo transportes, cuja variação caiu de menos 1,68% para 0,7% positivo. O item gasolina variou este mês 3,65%, depois de ter sido de menos 3% em junho. Já o INCC variou depois de alta no mês anterior, no qual havia registrado 0,85%.

A FGV explica que o IGP-M é a média aritmética ponderada de três índices de preços: o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), e indica o comportamento dos preços de produtos e serviços mais relevantes tanto para produtor e consumidor quanto para a construção civil.         

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.