Data deve ser comemorada todo mês de novembro; proposta segue para sanção presidencial
Por saber da força delas e com objetivo de conscientizar sobre os desafios enfrentados diariamente pelas mulheres que empreendem no País, além de incentivá-las, os senadores aprovaram projeto de lei que cria a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, que deve ser celebrada anualmente em novembro. A proposta agora segue para aprovação do presidente da República.
O PL, de número 2.458, de 2019, prevê a realização pelo poder público de campanhas que visem esclarecer a população sobre o tema e recebeu parecer favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que também é relatora do projeto, nas comissões de educação e de direitos humanos.
Para Damares, barreiras culturais e o desequilíbrio entre homens e mulheres nas posições gerenciais são as barreiras a serem enfrentadas, além das diferenças de valor dos salários e também no tempo livre para o cuidado de pessoas ou tarefas no lar. De acordo com ela, estudos mostram o impacto positivo na economia de um país com a participação em pé de igualdade entre homens e mulheres. De acordo com a Mckinsey Global Institute, empresa de consultoria de gestão, a igualdade de condições de trabalho seria capaz de proporcionar aumento no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 30%.
“Não nos faltam dados e estudos que comprovem a triste desigualdade de oportunidades de colocação no mercado de trabalho entre homens e mulheres. O empreendedorismo é, assim, uma forma de a mulher lutar por condições mais equânimes, visto que as chances de sucesso, pelo menos em tese, seriam iguais para homens e mulheres empreendedoras”, disse ela no parecer, disponível no portal do Senado.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 3,9 milhões de CNPJs (Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas) com mulheres sócias ou proprietárias ativas foram atendidos pela instituição nos últimos cinco anos; e 14,2 milhões de mulheres foram atendidas no mesmo período.